#EditalSementes
A história dos jabutis — Edital Sementes
PUBLICADO EM: 09 de setembro de 2021
A narrativa enviada por Iracilda, ou Samy em sua língua indígena, explica como os jabutis se tornaram os animais que conhecemos hoje.
“A história dos jabutis”
Meu nome em português é Iracilda Gomes de Araújo Shanenawa. Na língua indígena me chamo Samy. Sou do povo Shanenawa, moro na Aldeia Morada Nova. Eu vou contar a história do Jabuti, que na história conta que o jabuti andava em bando.
Então, certo dia eles estavam brincando no meio da floresta, se balançando no cipó. E quando chegou uma onça, querendo brincar com eles, e eles não aceitaram. E aí a onça insistiu, até que eles deixaram a onça se balançar também. E a onça se balançando, se espinhou todinha numa árvore cheia de espinho, que é chamada murmuru. E morreu. E os jabuti pegaram a onça, se dividiram em pedaço. Cada um deles ficaram com um pedaço da onça. Então quando eles fizeram o muquém, chamado huraku, que é a carne da onça enrolada na folha. E aí eles voltaram a balançar de novo, brincar. Eles tavam muito alegre, cantando, gritando. E diziam assim “kuru pashkara, unu pashkara”. Eles tavam muito alegre. E aí chegou a outra onça perguntando pra eles o que era aquilo que eles tinham feito o muquém. Aquele enrolado na folha, o que era. Eles falaram que não era nada, aí a onça foi e tomou.
Tomou o muquém, e era a carne da onça enrolada na folha. E ele viu a carne da onça e falou “vocês mataram minha família, agora eu vou matar vocês também”. E a onça começou a pegar de um por um, arrancando a cabeça deles. E os jabutis eram muito inteligentes. Quando a onça arrancou a cabeça deles todinha, a onça foi embora. Quando chegou o marimbondo, perguntando o que tinha acontecido com eles, eles falaram que tinha sido a onça que tinha arrancado a cabeça deles. E aí ele disse “eu vou colar vocês”, e colou. Mas ao invés de colar do jeito que era, colou a cabeça dele da frente pra trás. Então o jabuti ficou com a cabeça da frente pra trás. Não ficou mais normal como era. E o jabuti acabou de andar em bando. Todos se espalharam. Não ficaram mais em bando. Então a história do jabuti conta que o jabuti andava em bando e era inteligente. Então o fim da história conta que o jabuti ficou com a cabeça da frente pra trás.
O Edital Sementes tem como objetivo destacar narrativas que interligam questões de gênero e clima e que normalmente não encontram vazão nos espaços institucionais. São relatos orais transcritos, narrativas tradicionais, poéticas e outros que, ao serem reconhecidos, ajudam a adiar o fim do mundo.
Alguns dos materiais passaram por edição ou adaptação para melhor clareza e melhor leitura, às vezes reduzindo seu tamanho original.
“Este conteúdo não representa, necessariamente, a opinião do Observatório do Clima ou de qualquer um de seus membros.”
A solução da crise climática é anti-racista e anti-patriarcal
A...
Lançamento: Vozes Femininas pela Recuperação Econômica Verde
Vozes Femininas reúne entrevistas com mulheres que dedicam suas vidas a causas que trazem à sociedade mais justiça social e climática.
Painel na COP 27 ‘Mulheres na ação climática’ mostra que o equilíbrio está na coletividade
#ProduçãoT...