Nossos frutos

Conheça nossa produção e saiba mais sobre nossos diálogos inspiradores e conversas entre círculos.

Últimas produções

Planos Setoriais: Energia

Esta nota técnica analisa a relação entre energia, gênero e mudança do clima no âmbito do Plano Decenal de Energia 2030. Este documento não representa, necessariamente, a opinião do Observatório do Clima ou de qualquer um de seus membros.

ler mais

Edital Sementes

Os produtos sementes são engajadores, inspirados no Infográfico Por que Gênero e Clima e com foco no compartilhamento de vivências. Carregam este nome, sementes, porque são entregas pequenas, diversas e sensibilizadoras que semeiam esse debate nos mais diferentes espaços. Eles possuem um caráter inclusivo de participação, fomentando saberes que geralmente estão fora dos espaços institucionais.

Relato “Somos parte da solução” — Edital Sementes

Relato “Somos parte da solução” — Edital Sementes

“Somos Parte da Solução” é um relato enviado por Vera Lúcia Aguiar, ressaltando o protagonismo e conhecimentos tradicionais das mulheres indígenas na roça, na região do Alto Rio Negro, e em especial de sua mãe, mulher do povo Dessano. Este é um produto do Edital Sementes.

A história dos jabutis — Edital Sementes

A história dos jabutis — Edital Sementes

Meu nome em português é Iracilda Gomes de Araújo Shanenawa. Na língua indígena me chamo Samy. Sou do povo Shanenawa, moro na Aldeia Morada Nova. Eu vou contar a história do Jabuti, que na história conta que o jabuti andava em bando.

Narrativa Shanenawa do canoeiro — Edital Sementes

Narrativa Shanenawa do canoeiro — Edital Sementes

Sou Maria Brandão da Silva. Meu nome na língua indígena é Matsianeh, pertenço ao povo Shanenawa, moro na aldeia Morada Nova. Sou artesã, professora da minha aldeia. E vou contar a história que sempre ouvi minha vó falando, me ensinando, contando para mim e para os outros meus primos, quando era noite. Se chama Poá.

Por que Gênero e Clima?

Nos propusemos a refletir em torno da pergunta “por que gênero e clima?” e organizar de forma simples e objetiva as respostas encontradas num infográfico. Os textos desta seção estão correlacionados aos conteúdos do Infográfico Por que Gênero e Clima.

Falar de clima sob a perspectiva de gênero é saber que as desigualdades sociais e a mudança climática são construções humanas que se interconectam e perceber que é nossa responsabilidade reverter esse cenário

Nossos Encontros

A nossa comunidade de prática em gênero e clima promove encontros virtuais para aprofundar o debate sob as perspectivas de gênero e clima. As Costuras entre Círculos acontecem entre os círculos operativos da comunidade. Já os Diálogos Inspiradores são encontros abertos para o público em geral que tenha interesse em acompanhar as discussões sobre as temáticas.

Costurando Diálogos
Diálogos Inspiradores

Pin It on Pinterest

Share This