Comunidade de prática

em Gênero e Clima

Um espaço permanente, inclusivo e ativo de encontros, formações, produção de conhecimento e iniciativas de impacto que contribuem para a equidade de gênero e justiça climática.

Como e por que surgimos

A partir de 2018, o debate sobre mudança climática feito no Observatório do Clima amadureceu ao ponto de enxergar a necessidade de relacionar gênero e clima. Assim, seria possível ver com mais qualidade como essa mudança não atinge todas as pessoas da mesma forma.

A proposta de um grupo que discutisse Gênero e Clima surgiu para traçar estratégias entre estas temáticas, a fim de trazer para a realidade ações de transformação da atual conjuntura.

Somos uma comunidade de prática e articulação composta especialmente por mulheres de organizações do Observatório do Clima e pessoas convidadas envolvidas com a temática.

O OC entende que deve fortalecer a relação entre gênero e clima, envolvendo diversos atores e saberes, e se propondo a trazer um panorama de ambos os temas no Brasil, levando em consideração suas diversas facetas.

O que buscamos

  • Implementar, fortalecer e incidir uma agenda sob a perspectiva de gênero na Rede Observatório do Clima, tanto em parcerias com organizações e redes atuantes na temática de gênero, como em políticas públicas;
  • Fortalecer e visibilizar a luta e atuação dos grupos e mulheres;
  • Promover a equidade em um cenário de mudança climática.

Estratégias de atuação

A comunidade é formada por pessoas e organizações do Observatório co Clima interessadas na temática, além de Círculos Operativos que desenvolvem produções a partir de um olhar interseccional sobre clima e gênero.

O funcionamento da Comunidade de Prática em Gênero e Clima é baseada em:

Formação e fortalecimento institucional
  • Desenvolvimento de formações online e presenciais para dentro e fora da rede OC, com o objetivo de qualificar a atuação das profissionais, de modo que possam ampliar o impacto nas áreas de gênero e clima;
  • Promoção de trocas de experiência entre as profissionais do Grupo de Trabalho em Gênero, fomentando a cooperação;
  • Aperfeiçoamento da capacidade de porta-voz das mulheres do Observatório do Clima e outras por meio de processos de formação dentro e fora do GT.
Articulação e incidência
  • Interlocução com ativistas climáticas para formar redes de apoio/proteção que fortaleçam sua atuação;
  • Participação qualificada em espaços de discussão da temática a nível local, nacional e internacional;
  • Diálogo com lideranças, organizações e coalizões que trabalhem a pauta de gênero e suas intersecções;
  • Articulação com organismos internacionais para a inclusão da perspectiva de gênero na agenda climática.
Produção de conhecimento
  • Mapeamento da pauta gênero dentro das políticas públicas climáticas brasileiras que subsidiem planos de incidência política; 
  • Realização de estudos em gênero e mudanças climáticas, que levem sempre em consideração os conhecimentos tradicionais, a atuação das mulheres e da juventude;
  • Criação de banco de dados com conteúdos quantitativos e qualitativos em clima e gênero, para qualificar nossa atuação e dar mais visibilidade ao tema;
  • Elaboração e publicação de módulos de estudo, feitos através de uma escrita colaborativa e coprodução de conhecimento.
Comunicação
  • Produção de materiais em português e inglês sobre gênero e clima: vídeos didáticos, e-books, podcast, artigos, poemas, entrevistas, revistas em quadrinhos, cards, boletins, entre outros;
  • Promoção de espaços para divulgação e disseminação do trabalho desenvolvido, através de webinars, debates, reuniões, newsletter, entre outros.

Quem Somos

A comunidade de prática em Gênero e Clima soma hoje mais de 100 pessoas em diálogo e ação pela temática, acompanhamento e disseminação dos trabalhos com foco na escala e inclusão.

Conheça nosso núcleo de decisões

Formamos um núcleo coordenador com mulheres de organizações da rede do Observatório do Clima para discutir as principais dinâmicas e agilizar a tomada de decisão das ações do GT de Gênero e Clima. Conheça quem são as companheiras que estão ajudando a escrever nossa história!

Isabel Garcia-Drigo

Joana Amaral

Miriam Prochnow

Isis Diniz

Joci Aguiar

Nara Perobelli

Jarine Reis

Marina Piatto

Nayara Castiglioni Amaral

Jamille Nunes

Maíra Menezes de Azevedo

Tatiana Silva Lobão