Comunidade de prática
em Gênero e Clima
Um espaço permanente, inclusivo e ativo de encontros, formações, produção de conhecimento e iniciativas de impacto que contribuem para a equidade de gênero e justiça climática.
Como e por que surgimos
A partir de 2018, o debate sobre mudança climática feito no Observatório do Clima amadureceu ao ponto de enxergar a necessidade de relacionar gênero e clima. Assim, seria possível ver com mais qualidade como essa mudança não atinge todas as pessoas da mesma forma.
A proposta de um grupo que discutisse Gênero e Clima surgiu para traçar estratégias entre estas temáticas, a fim de trazer para a realidade ações de transformação da atual conjuntura.
Somos uma comunidade de prática e articulação composta especialmente por mulheres de organizações do Observatório do Clima e pessoas convidadas envolvidas com a temática.
O OC entende que deve fortalecer a relação entre gênero e clima, envolvendo diversos atores e saberes, e se propondo a trazer um panorama de ambos os temas no Brasil, levando em consideração suas diversas facetas.
O que buscamos
- Implementar, fortalecer e incidir uma agenda sob a perspectiva de gênero na Rede Observatório do Clima, tanto em parcerias com organizações e redes atuantes na temática de gênero, como em políticas públicas;
- Fortalecer e visibilizar a luta e atuação dos grupos e mulheres;
- Promover a equidade em um cenário de mudança climática.
Estratégias de atuação
A comunidade é formada por pessoas e organizações do Observatório co Clima interessadas na temática, além de Círculos Operativos que desenvolvem produções a partir de um olhar interseccional sobre clima e gênero.
O funcionamento da Comunidade de Prática em Gênero e Clima é baseada em:
Formação e fortalecimento institucional
- Desenvolvimento de formações online e presenciais para dentro e fora da rede OC, com o objetivo de qualificar a atuação das profissionais, de modo que possam ampliar o impacto nas áreas de gênero e clima;
- Promoção de trocas de experiência entre as profissionais do Grupo de Trabalho em Gênero, fomentando a cooperação;
- Aperfeiçoamento da capacidade de porta-voz das mulheres do Observatório do Clima e outras por meio de processos de formação dentro e fora do GT.
Articulação e incidência
- Interlocução com ativistas climáticas para formar redes de apoio/proteção que fortaleçam sua atuação;
- Participação qualificada em espaços de discussão da temática a nível local, nacional e internacional;
- Diálogo com lideranças, organizações e coalizões que trabalhem a pauta de gênero e suas intersecções;
- Articulação com organismos internacionais para a inclusão da perspectiva de gênero na agenda climática.
Produção de conhecimento
- Mapeamento da pauta gênero dentro das políticas públicas climáticas brasileiras que subsidiem planos de incidência política;
- Realização de estudos em gênero e mudanças climáticas, que levem sempre em consideração os conhecimentos tradicionais, a atuação das mulheres e da juventude;
- Criação de banco de dados com conteúdos quantitativos e qualitativos em clima e gênero, para qualificar nossa atuação e dar mais visibilidade ao tema;
- Elaboração e publicação de módulos de estudo, feitos através de uma escrita colaborativa e coprodução de conhecimento.
Comunicação
- Produção de materiais em português e inglês sobre gênero e clima: vídeos didáticos, e-books, podcast, artigos, poemas, entrevistas, revistas em quadrinhos, cards, boletins, entre outros;
- Promoção de espaços para divulgação e disseminação do trabalho desenvolvido, através de webinars, debates, reuniões, newsletter, entre outros.
Conheça nosso núcleo de decisões
Formamos um núcleo coordenador com mulheres de organizações da rede do Observatório do Clima para discutir as principais dinâmicas e agilizar a tomada de decisão das ações do GT de Gênero e Clima. Conheça quem são as companheiras que estão ajudando a escrever nossa história!